Olá pessoas, tudo bem?
Muita gente me pergunta qual a diferença entre óleo mineral e vegetal, por isso resolvi fazer esse post para ver se da pra esclarecer algumas dessas diferenças. 
Vamos ver?


ÓLEO MINERAL

O que é?
Mais conhecido como parafina líquida, é um petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida, esse óleo é um derivado do petróleo e está presente em quase todos os produtos cosméticos.

Como é usado?
Esse óleo promete formar um filme de proteção, ou seja, uma barreira protetora que impede a perda de água dos fios, deixando-os mais fáceis de pentear. 

Esse tipo de óleo não trata os fios e sim maquia, não contém nutrientes que beneficiam o cabelo de dentro para fora, ele apenas deixa bonito por fora. Há indícios de que esse tipo de produto acumula nos cabelos, com o tempo seu cabelo fica meio opaco, não recebe os tratamentos direito já que é criado uma película que impede os produtos de penetrarem na estrutura dos fios. Porém isso é fácil de resolver é só utilizar shampoo com sulfato ou fazer uso de shampoo anti-resíduos para tirar todo esse excesso de produto. Eu já até fiz um post sobre como cuidar dos cabelos depois que eles param de responder aos tratamentos (clique aqui).

Hoje no Brasil a maioria dos cosméticos capilares tem a presença desse tipo de óleo. Principalmente esses de farmácia, como Novex, Pantene, Bioextratus, Seda... Outros mais caros como o Silicon Mix, tambem tem em sua composição o dito cujo. 




ÓLEO VEGETAL

O que é? 
São óleos extraídos de plantas e frutas, na maioria das vezes das sementes delas. 

Para que é indicado?
Esse tipo de óleo são os nossos amigos do core! Tem propriedades e nutrientes que penetram nos fios e tratam os cabelos de dentro para fora em sua totalidade.
O óleo vegetal traz brilho, maciez, sedosidade e diversos outros benefícios às madeixas. 

Como usar?
Esse óleo pode ser usado de diversas maneiras, como:

  • Reparador de pontas
  • Misturado na hidratação
  • Umectação
Alguns dos óleos vegetais mais usados nos cabelos:

  • Óleo de coco
  • Óleo de abacate
  • Azeite de Oliva
  • Óleo de Rícino (mamona)
  • Óleo de Tutano
  • Óleo de amêndoas 


Outro óleo muito utilizado para umectação é o azeite de oliva extra-virgem (esses de cozinha mesmo). Meu cabelo não se deu muito bem com esse tratamento, mas pra outras pessoas funciona.
É legal lembrar que cada cabelo se adapta melhor a um tipo de óleo diferente, vale ir testando. 

Se você quer fugir da parafina liquida sempre leia os rótulos dos produtos quando for comprar, sempre esta escrito, seja em português ou em inglês. Nem sempre o que esta escrito na frente é a verdade hein? Lembrem-se de sempre olhar no item "composição" ou "ingredientes". Reparem que na primeira imagem o Óleo de coco da Niely Gold diz que é de "extrato vegetal" mas na segunda imagem mostra que contem mineral oil. E não é só em "óleos" que tem essa substancia, mas também em máscaras, creme para pentear, condicionadores e etc.



Espero que tenha esclarecido as duvidas, mas se ainda tiver alguma conta ai nos comentários que eu tento ajudar.
Beijinhos


Um Comentário

Nada de sair sem comentar hein? Sua opiniao é muito importante :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...