Oi pessoal.

Alguns dias atrás eu falei pra você minhas realizações em 2014 e entre elas estava que eu, enfim, tirei minha carteira. (Em alguns estados conhecida como carta de motorista).

Eu tive algumas experiências desagradáveis com todo o processo. Por isso vim dar algumas dicas para vocês, assim quer ler isso aqui não passará pelo mesmo que eu.



O que é necessário para tirar a CNH?

Precisa:

1- Ser maior de 18 anos;
2- Saber ler e escrever;
3- Possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

Fazer os seguintes exames:

1- Exame Médico (exame de vista);
2- Exame Psicológico (teste psicotécnico);
3- Exame de legislação de trânsito (prova teórica);
4- Exame de direção (prova prática).

Você pode fazer o cadastro pelo site do Detran do seu estado, depois que fizer, o site gera um boleto que você tem que pagar, depois que paga tem que ir no vapt vupt e levar esse boleto pago, tirar a foto e depois procurar a Auto-escola.

Foi assim que eu fiz, mas eu NÃO RECOMENDO. Eu recomendo que você vá direto na Auto-escola, pague tudo lá para eles. Fica mais barato e é mais fácil. Lá mesmo eles indicam os locais para fazer os exames.

Quanto custa? 

Isso vai variar da Auto-escola que você escolher e as categorias. Se for tirar só A, só B, ou AB, isso vai definir o valor.
Varia também de Auto-escola para Auto-escola. Pergunte a suas amigas onde elas fizeram, quanto foi e etc.




Como funcionam as aulas?

Isso varia tambem de cidade para cidade. Mas o processo é assim, depois que fizer todos os exames e comunicar isso à Auto-escola, eles vão marcar suas aulas teoricas, que podem ser durante uma semana a noite ou dois finais de semana o dia todo.

Após fazer todas as aulas, marque a prova teórica.
Comigo demorou muito para marcar essas aulas, foi uma dificuldade, pois como eu tinha aberto o processo pela internet foi um problemão para o sistema aceitar.

Depois de aprovada você pode marcar as aulas praticas, isso vai depender da sua rotina e dos horários disponíveis na auto-escola.
Comigo demorou um seculo, meus horários são muito apertados e da minha instrutora de carro também, pra conciliar foi uma luta.
Acabei demorando uns 3 meses pra conseguir fazer todas aulas. São  20 aulas de carro e 20 de moto.

Os problemas que eu enfrentei:


  • O fato de ter aberto pela internet dificultou muito em relação à auto-escola e o Detran. Tudo demorou mais por isso. 
  • Como eu abri o meu processo noo fim de outubro de 2013 foi tudo mais difícil, em dezembro começa recesso e tudo mais, a faculdade é um inferno nessa época. Em janeiro enrolei pra caramba e só fui marcar as aulas teóricas no fim do mês. Como deu problema com o processo a auto-escola tentou marcar as minhas aulas e sempre dava errado. Sendo assim só consegui fazer no fim de março. 
  • Depois para marcar as aulas praticas foi outra luta, pois minha instrutora de carro tinha a agenda lotada e os horários que eu podia eram os mais concorridos. 
  • Depois de uns 3 meses fazendo aula, fiz a prova, reprovei nas duas, carro e moto. 
  • Fiz mais aulas e um mês depois fiz prova de novo, passei na de carro mas não passei na de moto. Já ia até desistir da carteira de moto e ficar só com a de carro mesmo. 
  • Meu processo ia vencer em outubro, por sorte eu consegui passar na prova de carro no começo de outubro, então tive a oportunidade de fazer a de moto de novo, fiz e passei. 
  • No dia 17 de dezembro a carteira chegou!

Dicas:




  • Abra o processo na Auto-escola
  • Abra seu processo no começo do ano
  • Se tem horários apertados e pretende fazer as aulas nas férias, comece todo o processo 2 ou 3 meses antes da data prevista para fazer as aulas. 
  • Se tem tempo livre faça depois das 8:00 e antes das 17:00 pois são horários que tem menos gente, assim você aprende mais. 
  • Tente relaxar ao máximo quando for favor a prova, não se cobre tanto, é normal não passar logo de primeira. 
E você já tirou sua carteira?
Beijos





Deixe um comentário

Nada de sair sem comentar hein? Sua opiniao é muito importante :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...